terça-feira, 31 de março de 2009

Flash-Cards
















Todas as semanas "trabalhamos" com as palavras-chave, palavras essas que estão relacionadas com o tema que está a ser desenvolvido. São várias as "brincadeiras" que fazemos nas sessões de grande grupo. Por exemplo:
- observar e descrever as imagens;
- observar e identificar quais as palavras que têm acentos;
- qual a letra inicial e final de cada palavra;
- quantas sílabas tem cada palavra (batendo as palmas para ajudar);
- quantas vogais encontramos em cada palavra;
- destacar o P maiúsculo de Páscoa (porque começa por letra maiúscula), etc.
No seguimento desta sessão pode ser solicitado às crianças que:
- completem mais uma letra do seu dicionário;
- escolham uma palavra para ilustrar;
- desenhem e agrupem ovos de acordo com determinado critério;
- recortem de revistas imagens parecidas ou com os mesmos elementos, etc.
O uso dos flash-cards permite que o Educador explore as diferentes áreas de contéudo de uma forma dinâmica, reforçando a importância dos suportes escritos no quotidiano escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário