quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Puzzles com nomes...











"... o treino exclusivamente centrado na aprendizagem do nome das letras, sem envolver as crianças em tarefas de literacia, não traz benefícios significativos em termos de aprendizagem. Assim, o conhecimento das letras é um bom preditor e um elemento facilitador do processo de aprendizagem quando as crianças ingressam no 1º ano, mas somente se esse conhecimento decorrer de vivências complexas e integradas em torno da literacia e de uma verdadeira reflexão sobre a escrita e o seu funcionamento. Se a criança se centra demasiado na letra, perde a noção da escrita enquanto forma de linguagem, com funções e utilizações muito diversificadas, ou seja, centra-se demasiado na forma e perde o significado, o sentido. Para que isso não aconteça, qualquer aprendizagem sobre as letras, para as crianças em idade pré-escolar, deve ser feita em contexto, a partir da escrita de nomes, de palavras ou textos que lhes são significativos..."
Lourdes Mata (A Descoberta da Escrita, Ministério da Educação)

1 comentário:

  1. Concordo inteiramente... tudo a seu tempo o que permite uma aprendizagem motivadora e lúdica.

    Beijinhos,
    Vanda

    ResponderEliminar